sexta-feira, 19 de abril de 2013

Que Criança Fofinha!!!

Criança fofinha, gordinha, é tida como sinônimo de criança, saudável e bem nutrida. Pensamento que vem das avós, das avós, das avós de nossas mães, ou seja, tornou-se uma cultura que passa de geração a geração.  E esquecemos que tal criança fofinha poderá ter os mesmos problemas de um adulto obeso. Sem contar, ainda, que essa criança obesa será um dos alvos prediletos  por parte dos amigos ou colegas de escola  a sofrer algum tipo de agressão física ou verbal (Bullying).

Tirando a obesidade por fatores genéticos, as crianças se tornam obesas também por fatores exógenos da mesma forma que os obesos adultos. E são vários fatores externos que fazem com a criança se torne obesa.  Os principais são a ingestão excessiva de alimentos e sedentarismo. Vejamos como isto acontece.

Os pais, que já foram crianças, e se esquecem que um dia foram,que não gostavam de ser obrigados a comer de maneira forçada, hoje obrigam seus filhos a limparem o prato de comida, mesmo que a criança não tenha vontade de comer mais nada. Pois acham que criança saudável e bem nutrida é aquela que come toda a refeição do prato. Não se dando por satisfeitos, os pais, pouco tempo depois, tiram seu pimpolho da brincadeira e o empaturra com refrigerantes e lanches. Os pais esquecem que criança só come quando tem fome. Isto não quer dizer que não se  deva ter horários claros para as refeições.

As crianças desde a tenra idade já são educadas a ingerir açúcar: a mamadeira tem um alimento líquido bem docinho, a papinha é doce, dá-se uma balinha docinha, ou seja, os pais vão viciando os filhos em doce. Sem falar do refrigerante (que contém altas doses de açúcar) que está sempre presente durante as refeições.

A Mídia sabendo que a criança é um excelente consumidor e que  aceita - passivamente - tudo que é mostrado através, ,principalmente, da televisão, expõe de maneira maciça propagandas de bolachas, refrigerantes, fast foods, associadas a super herois e personagens (de filmes, histórias em quadrinhos, por exemplo), fazendo com que a criança queira por queira ter o suquinho da personagem X. Só que criança não tem dinheiro. O filho então tenta de todas as formas conseguir o tal suquinho e o pai que não quer dizer não, não quer aguentar o choro ou a birra da criança, então, cede ao desejo.

Hoje muitas crianças ficam horas em frente à TV, computador, ou brincando com um vídeo game. E ao mesmo tempo comem alimentos altamente calóricos e pouco nutritivos: lanches, salgadinhos, bolachas, tendo como acompanhamento - também - refrigerantes ou sucos artificiais. Assim a gurizada troca as brincadeiras de rua (pega-pega, pular corda, esconde-esconde e outras) pelo vídeo game onde permanecem  estáticos, onde os pais possam ter seus rebentos à vista e em segurança dos chamados perigos da rua. Deixando de praticar, de maneira lúdica, uma atividade física que é tão importante para a coordenação motora e o desenvolvimento físico infantil.

Crianças que tem, pelo menos, um pai obeso tem 50% de serem obesos. Tendo dois pais obesos a criança, com certeza, será obesa. Um filho, quando tem  1 pai obeso, tem ao menos duas referências de dieta alimentar, podendo experimentar outros tipos de alimento que não os calóricos. Quando os 2 pais são obesos a referência alimentar, geralmente, é única e muitas vezes os alimentos postos à mesa são altamente calóricos.

As consequências da OBESIDADE infantil não difere em nada a do adulto. Podendo uma criança ter:

  • DIABETES TIPO 2(DM2);
  • SOBRE CARGA NO SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO;
  • ATEROSCLEROSE;
  • AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL;
  • RESISTÊNCIA À INSULINA;
  • HIPERTENSÃO;
  • SÍNDROME METABÓLICA;
  • SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO ( NAS ADOLESCENTES).
Apesar do aumento da expectativa de vida das pessoas (que é de 74 anos no brasil), uma geração de novos adultos não chegarão a ultrapassar a idade mencionada, morrendo por consequências da OBESIDADE.


Então faça uma reeducação alimentar familiar, pois não adianta impor a criança que ela mude seu hábito de alimentação se a família não muda o seu. É como chover no molhado. Pratique atividades físicas e brincadeiras (onde se possa jogar bola, brincar de pega-pega e etc.) com sua família. Com certeza será bom para todos.

Fontes:
Cirrose Hepática por Excesso de Gordura Depositada no Fígado - a chamada esteatose.
saudeabril.com.br/edicoes/0273/medicina/conteudo_23850.shtml

Obesidade Infantil e na Adolescência.
www.fiocruz/.../Bis/infantil/obesidade/-infantil.htm

Obesidade Infantil no Mundo - Crianças e adolescentes Obesos.
www.obesidadeinfantil.org

Obesidade Infantil - Dr. Dráusio Varella.
drauziovarella.com.br/crianca-2/obesidade-infantil/











Nenhum comentário:

Postar um comentário